Ripsális – Rhipsalis baccifera: dicas práticas para cuidar da planta

Rhipsalis baccifera, vulgarmente conhecido como Ripsális ou Cacto-macarrão, é um cacto epífito único com caules longos, esguios, inclinados e ramificados. No seu habitat natural, este cacto pode crescer até 9 m de comprimento, mas como planta doméstica é normalmente mais pequeno.

Os ramos são cilíndricos e têm até 0,5 cm de diâmetro. Crescem aos pares ou em grupos a partir das pontas de ramos mais velhos e ocasionalmente formam raízes adventícias. Os caules são verdes ou verdes pálidos e por vezes ligeiramente sulcados. As areolas são cerdosas quando jovens, mas de resto, os caules são muito lisos.

Os cactos formam flores únicas brancas ou brancas-esverdeadas até 1 cm de diâmetro que aparecem no Inverno e na Primavera e são muitas vezes numerosas nos ramos.

Os frutos são bagas esféricas ou alongadas, brancas, rosadas ou vermelhas e com cerca de 0,8 cm de diâmetro.

Cultivo e cuidado da Rhipsalis baccifera

O cacto Ripsális é uma planta de baixa manutenção que é ideal como planta pendente. Abaixo estão algumas dicas para o cultivo e cuidado deste cacto único:

Ripsális-Rhipsalis-baccifera
© Wikimedia – Author Salicyna

Luz

Rhipsalis baccifera prefere a sombra parcial à sombra total. Evite a luz solar direta, pois esta pode queimar as folhas.

Solo

Utilize uma mistura de cascalho, bem drenada, ligeiramente ácida de duas partes de musgo de turfa e uma parte de areia, com lascas de casca de árvore misturadas para ajudar a drenagem do solo. Este cacto prefere um solo bem drenado, não tolera o encharca mento.

Rega

Manter o solo húmido mas não molhado durante a estação de crescimento, desde o início da Primavera até ao final do Verão. Nunca deixar água parada na superfície do solo, mas também não deixar o solo secar completamente. Deixar secar a superfície do solo entre as regas, mas não o subsolo.

No Outono e no Inverno, na estação dormente do cacto de visco, a rega deve ser reduzida. Regar apenas o suficiente para evitar que os caules da planta encolham. Esta prática promove uma floração saudável na Primavera.

Fertilizar

Dar um fertilizante equilibrado para todos os fins a cada 2 a 4 semanas durante o período de crescimento da planta. Siga todas as instruções e avisos do fabricante ao aplicar o fertilizante. Não fertilizar a planta durante o seu período de dormência.

Propagação

Rhipsalis baccifera pode ser propagada por estacas de caule. Cortar um caule com cerca de 3 a 4 cm de comprimento e deixá-lo secar durante alguns dias antes de o plantar no solo. O corte deve criar raízes dentro de algumas semanas.

Habitat natural

Esta espécie é nativa da América Central e do Sul e do Caribe.

Vídeos

Conclusão

Em resumo, Rhipsalis baccifera, é um cacto único e de baixa manutenção que é ideal para vasos pendurados. Com os cuidados certos, pode prosperar dentro de casa e trazer um toque de beleza natural à sua casa. Esperamos que este guia tenha sido útil para lhe mostrar como crescer e cuidar de sua suculenta. Divirta-se com a sua jardinagem!