O Crino-americano, também conhecido como Crinum americanum, é uma planta bulbosa e florífera originária das regiões pantanosas do sudoeste dos Estados Unidos, México e América Central. Com grandes touceiras formadas por bulbos calibrosos e rizomas fortes, essa planta possui folhas largas e longas, além de inflorescências que despontam no topo, contendo de duas a sete flores brancas ou levemente rosadas. Além disso, o Crino-americano é atrativo para beija-flores e se adapta bem a diferentes condições de luminosidade, podendo ser encontrado em lagos ornamentais, bordaduras de jardins e até mesmo em vasos e jardineiras.
Crino-americano – Crinum americanum
O Crino-americano, cientificamente conhecido como Crinum americanum, é uma planta bulbosa e florífera originária de regiões pantanosas ao sudoeste dos Estados Unidos, México e América Central. Ela possui grandes touceiras formadas por bulbos calibrosos interligados por um rizoma forte. Suas folhas são largas, carnosas e longas, semelhantes a fitas, com coloração verde escura. As flores são brancas a levemente rosadas, em formato de estrela, delicadamente perfumadas e atraem beija-flores. Esta planta pode ser cultivada no jardim, em vasos, como bordadura, em ambientes internos e nas margens de lagos ornamentais.
Informações Gerais
- Nome científico: Crinum americanum
- Sinonímia: Bulbine uncinata, Crinum caribaeum, Crinum ceruleum, Crinum commelyni, Crinum conicum, Crinum floridanum, Crinum herbertianum, Crinum longiflorum, Crinum roozenianum, Crinum strictum, Crinum texanum, Scadianus multiflorus
- Nomes comuns: Açucena
- Família: Amaryllidaceae
- Categoria: Bulbosas, Flores, Plantas Aquáticas, Plantas Palustres
- Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
- Origem: América Central, América do Norte, Antilhas, Cuba, Estados Unidos, Jamaica
- Altura: 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros
- Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra, Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
Características
O Crino-americano é uma planta bulbosa que forma grandes touceiras. Suas folhas são largas, carnosas e longas, semelhantes a fitas, de cor verde escura. As flores do crino-americano são brancas a levemente rosadas, com longas e finas pétalas recurvadas e estames cor-de-rosa, formando uma inflorescência do tipo umbela. Elas são delicadamente perfumadas e atraem beija-flores.
Habitat e Origem
O Crino-americano é nativo de regiões pantanosas ao sudoeste dos Estados Unidos, México e América Central. É encontrado em ambientes úmidos e alagados.
Cultivo e Cuidados
O Crino-americano requer uma exposição solar de luz difusa, meia sombra ou sol pleno. Seu solo deve ser rico em matéria orgânica e mantido úmido, podendo até mesmo ser cultivado sob uma estreita coluna d’água, já que é uma planta que aprecia solos encharcados. É tolerante a baixas condições de luminosidade, o que a torna adequada para ambientes internos. No inverno, pode ter suas folhas danificadas pelo frio, mas rebrota vigorosamente na primavera.
Para fertilização, recomenda-se utilizar fertilizante bimestralmente nos períodos de primavera, verão e outono. Após a última geada, é recomendado cortar as folhas danificadas para renovar a folhagem da planta. O Crino-americano pode ser multiplicado por meio de divisão das touceiras ou dividindo os bulbos.
Propagação
A propagação do Crino-americano pode ser feita através da divisão das touceiras ou dividindo os bulbos. É importante ter cuidado ao manipular as raízes, pois a planta pode deixar de florescer por cerca de dois anos se suas raízes forem danificadas.
Usos
O Crino-americano pode ser utilizado no plantio em jardins, formando grandes maciços. É especialmente indicado para a margem de lagos ornamentais, onde encontra seu ambiente ideal. Também pode ser utilizado como bordadura em áreas delimitadas ou cultivado em vasos e jardineiras. Além disso, é uma boa escolha para ambientes internos que possuam baixa luminosidade.
Curiosidades
Uma curiosidade sobre o Crino-americano é que suas flores são delicadamente perfumadas, o que atrai beija-flores.
Outras Nomenclaturas
O Crino-americano também é conhecido pelos seguintes sinônimos científicos: Bulbine uncinata, Crinum caribaeum, Crinum ceruleum, Crinum commelyni, Crinum conicum, Crinum floridanum, Crinum herbertianum, Crinum longiflorum, Crinum roozenianum, Crinum strictum, Crinum texanum e Scadianus multiflorus. Além disso, é conhecido popularmente como Açucena.