Asparagus setaceus, também conhecida como Aspargo samambaia, é uma planta perene trepadeira altamente popular que é geralmente cultivada como planta doméstica ou planta de contentor em regiões mais frias.
Apesar do seu nome, o Aspargo samambaia não é uma verdadeira samambaia, mas sim um membro do género Asparagus que está intimamente relacionado com os aspargos de jardim comestíveis. Neste guia abrangente, fornecer-lhe-emos toda a informação necessária para cultivar e cuidar do Aspargo samambaia na sua casa ou jardim.
Descrição e Características
O Aspargo samambaia tem folhagem verde brilhante, com textura de penas, que se assemelha a samambaias. É uma planta de clima quente e perene que cresce como uma planta trepadeira. Também pode ser cultivada como uma planta de interior, em recipientes mistos ou em cestos pendurados.
A planta aspargo tem pequenas escamas, pouco visíveis perto da base dos cladódios. As verdadeiras folhas da planta são estas estruturas em forma de escamas, enquanto as próprias “folhas” são na realidade cladódios em forma de folhas.
A planta pode produzir pequenas flores seguidas de bagas que são tóxicas para gatos e cães.
Condições de cultivo
Aspargo samambaia é uma planta robusta que pode crescer ao ar livre em zonas mais quentes. Se vive nestas zonas, planta o feto de espargos num local parcialmente sombreado em solo organicamente rico, húmido, e bem drenado.
Para todos os outros climas, o espargo pode ser plantado anualmente ou mantido dentro de casa como uma planta doméstica.
Luz: a planta aspargo prospera à sombra, mas pode ser aclimatada a mais luz. Evite expô-la à luz solar direta e brilhante, que pode queimar a folhagem.
Solo: Plantar Aspargo samambaia em vasos ou recipientes com terra húmida, solta e bem drenada para vasos. Ao ar livre, plante-o em solo rico, bem drenado e ligeiramente ácido. Prefere solo rico para prosperar. Certifique-se de que os recipientes têm orifícios de drenagem.
Rega: Manter o feto de espargos hidratado requer um pouco de esforço, uma vez que esta planta prospera com a humidade. Névoa a planta diariamente, concentrando-se nos caules arqueados.
Se a planta parecer estar na cor castanha e caída, é provável que precise de mais água.
Mantenha o solo húmido, e água quando a parte superior do solo parecer seca ao toque. Ar mais quente, húmido, e nebulização diária ajudá-la-ão a prosperar. Ao ar livre, mantenha os espargos bem regados para evitar que o solo seque completamente.
Temperatura e Humidade: Tente manter uma temperatura quente de cerca de 21 ℃ e evite deixá-la abaixo dos 10 ℃ durante demasiado tempo. Se tiver um alpendre com sombra ou uma estufa, as plantas de interior responderão provavelmente com um crescimento abundante durante o Verão. Evite mudanças bruscas de temperatura, que podem causar a queda dos cladódios.
Fertilização: fertilize o aspargo samambaia com alimentos para plantas, líquidos ou hidrossolúveis, diluídos a meia força. Durante o Verão, as plantas em recipientes podem necessitar de alimentação semanal; caso contrário, alimentação mensal.

Propagação
O Aspargo samambaia pode ser propagada por divisão ou por semente. Para propagar por divisão, dividir a planta em grandes tufos e não se esqueça de tomar múltiplas raízes subterrâneas ao dividir. Colocar as plantas divididas em novos vasos cheios de terra fresca para vasos. Regar bem.
Para propagar por semente, triturar as pequenas bagas vermelhas produzidas por plantas maduras e esticar as pequenas sementes. Escarificar e mergulhar as sementes de um dia para o outro antes de as plantar no topo da terra.
As sementes precisam de luz para germinar, e a germinação deve demorar algumas semanas. Quando as verdadeiras folhas se tiverem desenvolvido, transplante as plântulas em vasos maiores para continuar a crescer.
Pragas e doenças das plantas comuns
Ácaros-aranha, pulgões e cochonilhas podem infestar folhas de samambaia, mas podem ser eliminados com sabão insecticida. Condições excessivamente húmidas podem causar apodrecimento das raízes, pelo que se deve evitar o excesso de água para evitar estes problemas.
Problemas comuns
O Asparagus setaceus é relativamente fácil de cultivar, mas tem alguns problemas que são facilmente resolvidos se se souber o que se procura:
Folhas Amarelas
As folhas do aspargo samambaia tornam-se amarelas se a planta tiver pragas como ácaros-aranha ou cochonilhas, ou se não estiver a receber luz solar suficiente. Remova as pragas, coloque em luz mais brilhante, vaporize a sua planta, e isto deverá resolver o problema.
As folhas da planta podem também ficar amarelas se estiver sobre-fertilizada, caso em que deve fertilizá-la menos vezes ou ajustar a iluminação às necessidades da planta.
Queda de folhas
Um dos maiores incómodos com Aspargo samambaia é a queda de folhagem, que pode deitar o chão e as mesas com agulhas finas e secas. Isto acontece normalmente por causa de uma rega inconsistente. Embora estas plantas não gostem de mergulhar na água, também não gostam de ser ressecadas.
O ritmo de rega correto pode ser especialmente difícil em climas mais frios, onde o ar interior pode ser muito seco durante o Inverno. Regas e nebulização mais frequentes são geralmente a solução para uma planta que está a perder muito tempo.
Vídeos
Conclusão
É uma planta versátil e atrativa que pode ser cultivada tanto no interior como no exterior. Com os cuidados certos, pode ser uma adição duradoura e gratificante à sua casa ou jardim. Esperamos que este guia tenha sido útil para lhe ensinar como cultivar e cuidar do feto do espargo. Feliz jardinagem!