14Nov
2016
Comments
butterfly-world-as-plantas-asclc3a9pias-plantas-venenosas

Utilização de dessecantes

A maior parte das plantas podem ser secas de forma eficaz com dessecantes, ou agentes de secagem, tais como sílica gel, borato de sódio, alúmen ou areia branca. Os dessecantes retiram a humidade das plantas sem as estragar; assim, os materiais secos por este método ficam muito semelhantes aos seus correlativos frescos no que respeita à cor, tamanho e textura. Contudo, existem inconvenientes na utilização de dessecantes. A sílica gel, que seca mais depressa os materiais, é muito dispendiosa (embora os cristais possam ser secos no forno e reutilizados) e todos os dessecantes são usados em abundância em volta do material que está a secar. Por outro lado, dado que tendem a tomar a planta bastante quebradiça, é aconselhável ligar com arame as cabeças de flor e as folhas antes de as secar).

Sílica gel
A sílica gel encontra-se à venda na forma de cristais brancos, ou como cristais indicadores de cor, azuis quando secos mas passam a cor-de-rosa quando absorvem a humidade. Devem ser moídos num almofariz ou moinho de café (lave bem depois de utilizar) e reduzidos a pelo menos metade do tamanho para envolver eficazmente o material.
Necessitará de uma lata ou de uma caixa herméticas bastante grandes para o material que deseja secar. Coloque uma camada de cristais secos no recipiente e deite o material sobre a mesma. Envolva-o com os cristais, cobrindo bem toda a planta, com a ajuda de um pincel fino. Tape o recipiente e vede com fita adesiva. Verifique o material após dois dias: deve estar firme e os cristais cor-de-rosa. Retire o material do recipiente logo que esteja seco, caso contrário tornar-se-á quebradiço.

Borato de sódio, alúmen e areia branca
O borato de sódio e o alúmen devem ser misturados com areia branca antes de utilizados como dessecantes: três partes de produtos químicos para duas de areia. O material colocado em cada um deles levará cerca de dez dias a secar; plantas secas apenas em areia branca levarão cerca de três semanas.

Comentários

comentários




Saltar para a barra de ferramentas