14Abr
2014
Comments
DSC01268

Secagem de plantas ao ar

A secagem ao ar e o método mais fácil e eficaz para conservar as plantas e a maior parte das flores secas utilizadas nos arranjos apresentados neste livro secaram ao ar. Dependendo do tipo de planta, o material pode secar pendurado de cabeça para baixo, a direito num recipiente ou deitado no chão.
De preferência, as plantas devem secar ao ar num compartimento fresco, seco, bem ventilado e escuro, embora possa secar flores ao ar em temperaturas mais quentes e num compartimento ou armário sem corrente de ar. Contudo, é imperativo que o compartimento de secagem seja simultaneamente seco e escuro. Se assim não for, o material herbáceo apodrecerá, em especial no ponto em que os caules ou flores se toquem, como por exemplo o ponto de atadura de um ramo pendurado. Se o compartimento não for escuro, as flores murcham depressa.

Secagem de plantas penduradas
Pendurar materiais para secagem é o método mais comum de secagem ao ar. Retire todas as folhas mais baixas, limpe qualquer humidade dos pés e em seguida ate-os em ramos com pedaços de ráfia ou cordel, ou até mesmo um elástico. Certifique-se de que os pés por baixo da atadura estão suficientemente curtos para pendurar os ramos de cabeça para baixo. Abra em leque as flores, as cabeças de semente e as folhas de cada ramo, de modo a que haja o menor contacto possível entre as folhas c as pétalas. Em seguida, e no local de secagem, prenda os ramos ou pés singulares num varão, arame ou pedaço de corda, colocando-os de cabeça para baixo.

Colher plantas para secagem ao ar
Todas as plantas devem ser apanhadas em tempo seco, de preferência por volta ou após o meio-dia, quando o orvalho já se evaporou. As flores devem ser apanhadas cerca de quatro dias antes de estarem bem abertas. Por outras palavras, para o melhor efeito possível uma rosa deve ser sempre apanhada quando o botão tem cor e está quase a abrir.

Secar em posição direita ou deitada
Alguns materiais secam bem ao ar quando colocados direitos num recipiente com uma pequena quantidade de água, que evapora devagar, ou num vaso vazio. Tal como nos ramos pendurados, o material tem de ser colocado num local fresco, seco, bem ventilado e escuro, para se obterem melhores resultados.
Grande parte das plantas caducas e muitas folhas sempre-verdes secam melhor deitadas, embora as folhas possam ficar enroladas. Para secar musgo e pinhas, coloque-os numa caixa ou num cesto arejados e pode colocar as cabeças de flor de maior dimensão, tais como alcachofras, sobre uma prateleira de tela de arame.

Comentários

comentários




Saltar para a barra de ferramentas