04Set
2017
Comments
tulips-flowers-spring-nature

Perfumes de Primavera e Verão

Os arranjos de Primavera podem ser ricos em perfume. Existem jacintos e muitas variedades deliciosas de narcisos, em especial junquilhos e o tão célebre Trevithian. Mas, quando se pensa em flores perfumadas, as rosas são as primeiras a vir à ideia. Embora as rosas com pouco ou nenhum perfume possam ser utilizadas em arranjos pelas suas cores e formas invulgares, procure incorporar pelo menos algumas rosas com aquele delicioso perfume doce de «chá» com cheiro a fruta nos seus arranjos de Verão: esse perfume é sinónimo de Verão. As primeiras roseiras em flor, tais como as variedades simples de Canary Bird, tendem a possuir pouco ou nenhum perfume. Felizmente, contudo, o lírio-convale, de aroma intenso, também floresce nesta altura. Para além de ficarem bonitos num arranjo, acima de tudo compensam a falta de perfume das rosas.

Se tiver a sorte de viver numa zona onde o clima é suave, pode cultivar a Rosa banksiae tão abundante na Itália e no Sul da França —, com a sua fragrância de violetas perfumadas. As suas pequenas flores creme-amareladas são um regalo para a vista e o perfume um verdadeiro prazer. Contudo, alguns dos melhores perfumes provêm das rosas clássicas: as Damasks e Hybrid Musks de perfume estonteante, as Rugosas de Perfume suave e doce e, de entre as rosas-da-china, as que exalam intenso perfume de chá. Hoje em dia produz-se um número cada vez “maior de rosas a possuírem tanto o aspecto maravilhoso das rosas clássicas, com flores achatadas e bem definidas, como os deliciosos aromas. Isto constituiu uma alteração grata após Varias décadas de rosas produzidas apenas pelas suas formas Hybrid Teay que em geral possuíam pouco ou nenhum perfume. Poucas pessoas sabem que, nesta altura do ano, os lírios possuem um perfume muito especial. Este contém uma qualidade muito estranha, em geral muito doce e do tipo das violetas, com um ligeiro cheiro a borracha no topo. Parece desagradável, mas não o é, pelo contrário. Seguidamente existem as ervilhas-de-cheiro. As pétalas das suas flores parecem-se com borboletas e, tal como estas, o perfume desliza suave e delicado no ar, pois um pequeno ramo perfuma todo um compartimento.

Em pleno Verão surgem os cravos-da-escócia, com os seus aromas a cravinho, e os lises. Os de perfume mais intenso são os lises auratum, cujo perfume é quase domina-dor: intensamente apimentados, como noz-moscada concentrada e baunilha. O perfume da planta de tabaco é semelhante, embora não tão intenso. Surpreendentemente, as suas flores duram bastante depois de apanhadas e são ideais para arranjos.

Comentários

comentários




Saltar para a barra de ferramentas