11Abr
2014
Comments
473384 krasnyj rozhdestvenskij 1680x1050 www.GdeFon.ru  - Natal

Natal

Desde o início do século IV, celebra-se o Natal como nascimento de Cristo a 25 de Dezembro. Antes disso, o imperador Aureliano escolheu o dia 25 de Dezembro como o nascimento do Sol invicto, e até hoje o Natal contém elementos dos rituais invernais ligados ao calendário solar, as Calendas.
Quando decoramos as casas com luzes esverdeadas ou outras cores e trocamos presentes, desempenhamos parte dos antigos rituais pagãos. Na verdade, a planta mais pagã de todas, o visco, foi trazida para dentro de casa e a Igreja só depois do papa Gregório I concordou que os costumes pagãos deviam ser assimilados pelo cristianismo.
As flores secas podem ser utilizadas em decorações de Natal para criar um efeito assombroso, por si sós ou misturadas com verdura fresca, como pinheiro, teixo ou azevinho. Muitas variedades de coníferas, como o pinheiro-manso, o pinheiro-silvestre e o teixo-irlandês, secam sem problemas.
Se utilizar flores secas misturadas com folhagem de uma ou mais coníferas, tem a vantagem de poder fazer coroas de Advento, arranjos de cesto, grinaldas e até mesmo árvores muito antes do Natal, pois durarão ao longo de toda a época festiva. Mas, se desejar fazer grinaldas com materiais secos, bagas vermelhas e a folhagem verde-viva do azevinho, junte-os apenas pouco antes do Natal, já que tanto as folhas como as bagas murcham logo num compartimento quente.

Colorido de Natal
As flores secas de cores vivas, tais como lanternas-chinesas, malmequeres-de-palha vermelhos, rosas vermelhas e penacheiros, ficam vistosas juntamente com o verde-escuro das árvores de Natal e das folhagens, bem como os brancos-neve, os prateados e os azuis-pálidos de gipsófila e esporas, malmequer-de-palha, folhagem de senécio, abrótano e hortênsia. Tudo é permitido na decoração da árvore e uma grande mistura de flores e cores fica sempre maravilhosa. Contudo, uma árvore decorada numa ou duas cores, talvez vermelho e verde, rosa e prateado ou laranja e dourado, fica tão impressionante quanto uma enfeitada com todas as cores do arco-íris.
As cordas de flores e folhagens secas alegrarão a casa durante a época de Natal. As lareiras, as ombreiras das portas e escadas as mesas, as prateleiras e os quadros ganham vida nova quando circundados por grinaldas. A folhagem verde-viva fornece um brilho adicional, mas cordas totalmente feitas de materiais secos também não lhes ficam atrás e podem ser feitas com antecedência, muito antes do Natal.

Comentários

comentários