11Ago
2017
Comments
la foto (4)

Flores prensadas

Muitas flores, ervas e folhas conservam grande parte das suas cores e delicadeza quando prensadas. Narcisos, cilas, primaveras e galantos ficam todos muito atraentes; bem como as flores em forma de margarida e os caules mais pequenos de flor-de-coral, miosótis, gipsófila e mombrécias. As plantas carnudas nem sempre são prensadas com êxito e as flores cheias de pétalas, tais como rosas e peónias, tendem a parecer feias porque as cabeças são muito volumosas e as pétalas sobrepõem-se. Contudo, as pétalas sobrepostas de flores em forma de trombeta podem ser utilizadas com sucesso para criar padrões atraentes.
Pode construir sem dificuldade uma prensa para flores ou comprar uma já feita. Como alternativa, as peças pequenas podem ser prensadas entre as folhas de um livro pesado e as peças maiores colocando-as debaixo de um tapete ou carpete, de preferência onde o movimento não as perturbe. Coloque sempre o material entre folhas de papel absorvente de modo a ficarem tão secas como prensadas.
A maneira mais simples de construir a prensa é cortar dois rectângulos de madeira contraplacada com cerca de 30 X 20 cm. Faça buracos nos cantos de cada peça. Introduza um parafuso de porca em cada buraco de uma peça; serão utilizadas porcas de borboleta para apertar a madeira quando a prensa está cheia.
A maneira mais bonita de oferecer flores prensadas é montá-las e emoldurá-las. Coloque o material sobre uma folha de cartolina de boa qualidade — branco-sujo ou creme costumam ser o melhor. Cole cada peça na posição, utilizando cola à base de látex e colocando uma pequena gota no centro das costas, ou cola transparente líquida. Deve certificar-se de que o material fica logo correctamente posicionado, por ser difícil movê-lo. Escolha uma moldura simples que não minimize a delicadeza das plantas.

Comentários

comentários




Saltar para a barra de ferramentas