11Abr
2014
Comments
flores1 - Flores cristalizadas

Flores cristalizadas

As flores cristalizadas são fáceis de preparar e não só ficam bonitas como também saborosas. Quase todas as flores podem ser cristalizadas, sendo as melhores as violetas, primaveras e pétalas de rosa perfumadas, e indispensáveis as flores dos citrinos. Porque conservam grande parte do seu perfume, as flores cristalizadas são particularmente gostosas. As flores de cereja, maçã e pêra têm todas um sabor aromático, tal como as de acácia e de sabugueiro.
As folhas cristalizadas também se tornam muitíssimo atraentes, em especial quando utilizadas para fazer uma orla sobre um bolo. Um bolo de chocolate com cobertura e recheio de açúcar mentolado torna-se muito mais saboroso se acrescentar uma orla de folhas de hortelã cristalizadas. As folhas de melissa e as folhas de gerânio perfumadas são também excelentes para este fim. As rodelas de talos de angélica (Angelica archangelica) são deliciosas quando cristalizadas.
É sem dúvida, importante ter absoluta certeza de que as plantas que escolher não são venenosas. Para além disso, quando escolher flores, certifique-se de que o tamanho convém ao prato que pretende decorar. É um erro comum utilizar flores ou folhas demasiado grandes.

Goma-arábica ou clara de ovo
Há dois métodos de cristalização: num utiliza-se goma-arábica Para conservar e no outro utiliza-se clara de ovo. As flores e folhas cristalizadas com goma-arábica duram muito tempo. Encontrarn-se no comércio chocolates decorados com violetas e pétalas de rosa cristalizadas deste modo.
Se deseja que as plantas durem muitos meses, deve utilizar goma-arábica. Dissolva 12 gramas de goma-arábica na quarta parte de uma chávena de água fria numa panela para banho-maria ou num tachinho colocado dentro de uma panela de água a ferver. Mexa até dissolver, em seguida retire do lume e deixe a solução arrefecer. Enquanto arrefece, faça um xarope com de chávena de água e 100 gramas de açúcar. Ferva a 80°C, em seguida retire a panela do lume e deixe arrefecer.
Aplique a solução de goma-arábica emnambas as faces das folhas ou pétalas das flores com um pincel. Em seguida, pincele com a solução de açúcar. Por fim, polvilhe com açúcar branco sobre o material, utilizando uma colher de chá para assegurar que fica completamente coberto. Deixe secar sobre papel vegetal.
As flores cristalizadas com clara de ovo ficam mais bonitas do que as cristalizadas com goma-arábica, mas não duram muito e devem ser comidas no espaço de quatro a cinco dias. No entanto, como o bolo ou a tarte também não duram muito, não deverá ser problema. Para cristalizar com clara de ovo siga as ilustrações apresentadas ao lado.

Comentários

comentários