14Mai
2016
Comments
foto-vidros-10

A gama de recipientes

Deverá poder encontrar alguns recipientes de vidro na cozinha — um copo (sem pé), um jarro ou uma tigela, por exemplo. Todos os recipientes de vidro devem ser revestidos com musgo, pétalas ou folhas, porque os pés das flores secas são menos atraentes do que os das frescas.

Os recipientes simples de vidro transparente rectangular, quadrado ou cilíndrico são os mais fáceis de utilizar, por serem mais discretos. O vidro colorido limita a escolha de cores de flores e obriga-a a ser mais inventiva. Mais difícil de ornamentar é o vidro sofisticado e altamente reflectivo, que, como as loiças e porcelanas finas, implica um arranjo formal.

Os recipientes de madeira convêm muito, dado que a própria madeira combina com o aspecto das flores secas. De uma ampla variedade de possibilidades, poderá escolher uma saladeira curva, feita de madeira de oliveira, ou uma pequena caixa decorada com madeira embutida. Uma caixa de madeira rugosa, onde se plantaram sementes, pode ser utilizada num arranjo a imitar um campo musgoso, ou cheia com pés curtos de malmequer-de-palha de cores brilhantes, e cujas cabeças apareçam logo acima da orla. Tire partido das cores desbotadas da madeira velha Pintada ou das cores preciosas da madeira lacada da índia ou do Japão, para criar alguns arranjos característicos. Prefira também os cestos, devido às suas qualidades naturais.

Poderá escolher um cesto de papéis, um cesto de compras, um velho cesto de costura, um simples cesto de pão ou, para um arranjo a ser colocado no chão, um cesto de troncos para cargas pesadas. Tente utilizar formas de bolos, caçarolas de cobre já velhas ou panelas de ferro ou, noutra ordem de ideias, talvez um jarro de prata do século XVIII ou um vaso oval art nouveau de peltre e aço.

Procure recipientes de cerâmica com vidrados interessantes, como metálicos lustrosos, picados ou cristalinos. Procure potes de terracota no jardim, em especial os que possuem uma superfície musgosa. Os pires de terracota podem ser transformados em jardins maravilhosos de flores secas.

Outros candidatos da cozinha são um prato de ir ao forno, um jarro ou malga, um açucareiro ou talvez um bule fora de uso por a tampa se ter partido. O jardim também é a melhor fonte de recipientes em pedra, tais como vasos. Ficam esplêndidos cheios de arranjos enormes de flores secas, as cores neutras da pedra completando quase todas as combinações de cores de flores e folhagens.

Comentários

comentários




Saltar para a barra de ferramentas