26Ago
2014
Comments
024 (3)

Conservar com glicerina

Esta técnica consiste na substituição da água por glicerina, para manter a planta numa condição estável durante um longo período. Sem poucas flores podem ser conservadas deste modo, na maior parte dos casos este tratamento convém às folhas. A vantagem é que as plantas mantêm-se flexíveis, tendendo por isso a ter um aspecto mais natural; a desvantagem é que causa uma dramática alteração das cores, tornando-se em geral castanho-escuras ou caqui.
Para materiais de pés grossos, faça uma solução de 40 por cento de glicerina e 60 por cento de água quente. Mergulhe os pés em cerca de 10 cm de solução, certificando-se de que cabem no recipiente. Coloque em loca fresco e escuro durante pelo menos seis dias. Termine o processo quando começarem a formar-se gotas de glicerina nas partes superiores do material. Retire da solução e lave bem.
Para tratar deste modo folhas soltas, faça uma solução mais forte de 50 por cento de glicerina para 50 por cento de água. As folhas absorverão em cerca de seis dias a glicerina de que necessitam.

Como conservar material de pés grossos
1 Retire as folhas e os ramos dos pés mais curtos. Abra uma fenda de 5 cm nas extremidades dos caules lenhosos. Por fim, corte os pés na diagonal.

2 Mergulhe-os na solução depois de ter reforçado os pés com arame e coloque num local fresco e escuro durante 6-10 dias.

Como conservar folhagens
1 Imerja folhas ou rebentos soltos na solução e coloque num local escuro.

2 Quando as folhas tiverem escurecido, retire e lave em água com sabão. Deixe secar.

Comentários

comentários




Saltar para a barra de ferramentas