15Abr
2014
Comments
Buque-com-Rosas-Brancas

Casamentos

A cerimónia do casamento é uma das mais importantes cerimónias das nossas vidas e, por isso, o acontecimento pode ser bastante cansativo. Contudo, entre todas as formalidades próprias da ocasião, as flores podem funcionar como elemento acolhedor. Assim, vale bem a pena fazer um esforço extra para criar belos arranjos. Em geral, a noiva leva um bouquet, e estes variam na forma, desde o simples ramalhete de flores de jardim a um bouquet muito mais elaborado, em que as flores são atadas com arame de forma a comporem uma delicada efusão de flores e folhagem. O estilo e as cores das flores utilizadas dependem do tipo de casamento e do modelo do vestido da noiva. Um ramalhete de lises pode constituir um bouquet elegante para a noiva levar no braço ou, para um casamento mais informal, um simples ramo pode ser o ideal.
Depois, surgem as flores para o cabelo da noiva. Serão, também, ou flores singelas ou uma grinalda ou bandelette de flores a rodear a cabeça. As damas de honor também costumam levar flores. Podem assemelhar-se às que a noiva transporta, embora os ramos delas costumem ser mais pequenos, em vez de bouquets a descair. Se forem crianças, podem transportar pequenos cestos ou arcos de flores, ou mesmo uma bonita bola florida pendurada numa fita. As flores das damas de honor devem completar a cor e o estilo dos seus vestidos e estar relacionadas com as flores da noiva.

Preparar flores para casamentos
Todas as flores presentes num casamento têm de ser preparadas pouco tempo antes da cerimónia para não ficarem murchas. Antes de as compor aconselha-se a mergulhá-las na água. Os cravos simples e matizados, os crisântemos singelos, as frésias, a Alstroemetria ligtu, a stephanotis, a gipsófila e as rosas meio abertas conservam-se durante um tempo razoável e podem ser preparados com 12 horas de antecedência, desde que conservados em lugar fresco. Contudo, não é boa ideia mantê-las no frigorífico, dado que este é demasiado frio e as flores congelam com facilidade. As ervilhas-de-cheiro, as rosas bem
abertas, as Veratrum alba e os lírios-convale duram menos.

Flores para a igreja
Tão importantes como as flores para a noiva, damas de honor e convidados são as flores que decoram a igreja. Dão um aspecto maravilhoso quando ecoam as cores das flores da noiva, mas tenha em mente que as igrejas são muito iluminadas. Em geral, os arranjos de flores muito pálidas ou muito vivas são os melhores. Costumam fazer-se dois arranjos mais imponentes para o interior da igreja, um para cada lado do altar, visíveis por todos os presentes. É também boa ideia colocar um arranjo perto da entrada para dar as boas-vindas a todos. Os caixilhos das janelas também podem ser decorados, os pilares podem ser engrinaldados e também se podem fazer arranjos para as extremidades dos bancos da igreja.

Extremidade de banco de igreja para convidados especiais
As extremidades dos bancos de igreja permitem um acolhimento resplandecente. Estas flores duram muito quando colocadas num pedaço de espuma de borracha molhada. O arranjo é composto por uma couve repolhuda, açucenas, mombrécias áster, funcho, uva-espim, esporas, rosas amarelas e folhagem de faia-europeia. Também se podem pendurar bouquets mas teriam de ser feitos à última hora para continuarem frescos durante a cerimónia.

Comentários

comentários




Saltar para a barra de ferramentas