14Abr
2014
Comments
Cesto de flores - Armazenar materiais secos e conservados

Armazenar materiais secos e conservados

Se colhe e seca ou prensa o seu próprio material, com certeza em certas alturas terá plantas de mais. Quando necessitar de armazenar materiais durante muitos meses, deve ter cuidado com o modo como os arruma.
As flores penduradas em ramos no tecto podem sem problemas ficar penduradas depois de secas, desde que não se encontrem sob luz solar directa. Do mesmo modo, qualquer material a secar num armário pode ficar onde está.
Contudo, uma forma menos comum de armazenar plantas secas é embalá-las dentro de caixas de cartão fechadas, depois colocadas num lugar fresco e seco, de preferência com ventilação. Antes de embalar os materiais assegure-se de que se encontram bem secos. Se ainda houver humidade numa flor que seja, começam logo a apodrecer assim que fechar a caixa. As caixas colocadas no armário e utilizadas no transporte de flores frescas para o mercado são talvez as mais apropriadas.
As plantas secas ao ar necessitam de ser bem presas no lugar, evitando qualquer pressão sobre as cabeças de flor, folhas ou cabeças de semente. Podem utilizar-se camadas de papel de seda ou de jornal amarrotado para assegurar que cada ramo fica bem protegido do vizinho. Os materiais muito resistentes, tais como pinhas ou cabeças de alcachofra, não necessitam de protecção especial e ficam melhor acamados dentro de uma caixa ou cesto e armazenados num lugar fresco e seco até servirem.
Deve embalar o material conservado com glicerina do mesmo modo que o seco. Contudo, nunca embale na mesma caixa material conservado com glicerina e material seco ao ar, pois o primeiro ainda retém alguma humidade e irá, por isso, estragar sem apelo as flores e folhagens secas.
Também pode armazenar da mesma maneira materiais prensados. Coloque-os numa caixa, espalhando-os entre folhas de papel mata-borrão, de jornal ou de seda.

Comentários

comentários